—  Bê-a-bá dos Investimentos
O milagre da multiplicAÇÃO!

Embora não se resuma a isso, é quase impossível falar em investimentos e não falar em ações! Didaticamente explicando, uma ação é uma pequena fração de uma empresa. Assim, quando você compra uma ação, está comprando um pedacinho dessa empresa e, consequentemente, virando sócio dela.

Multiplicando os pães!

Um exemplo bem prático: imagine que você tem um amigo que tem uma padaria. Ele está precisando de capital para ampliar e fazer uma reforma geral, pois isso trará mais clientes. Porém, a linha de financiamento está com juros altíssimos e ele não quer assumir essa dívida.

Então ele propõe vender 10% da empresa a você por R$ 50 mil. Você se tornará sócio, participará da divisão semestral de lucros e, se tudo der certo, a padaria vai crescer e sua parte vai valorizar.

Pode ser um bom negócio para você, tendo em vista que o bairro onde a padaria está localizada não para de crescer e os pães do seu amigo são imbatíveis. E pode ser um bom negócio para o seu amigo, pois ele terá acesso a R$ 50 mil sem ter que pagar juros por isso.

Por isso o mercado de ações é excelente para a economia. Ele proporciona que de um lado os investidores possam ter boas possibilidades de investimento e do outro empresas tenham acesso a capital mais barato. Uma empresa bem administrada e com esse acesso a capital pode crescer, gerar empregos e retribuir o investidor com participação nos lucros.

Existem empresas de vários tamanhos. As maiores, como Apple e Google nos EUA, ou Ambev e Itaú no Brasil, são chamadas de Large Caps ou Blue Chips. As menores, são conhecidas como Small Caps.

E existem empresas de diversos setores, como consumo, energia e construção.

O melhor portfólio de ações é aquele balanceado entre empresas nacionais e internacionais, setores e tamanhos de empresas, e é isso que o Warren faz.

O portfólio de ações no Warren é cuidadosamente composto por mais de 600 empresas nacionais e internacionais. Algumas super famosas, como Facebook ou Lojas Americanas, e outras menores e não tão famosas, mas que, se bem administradas, podem apresentar um ótimo crescimento.

fale com warren

(Photo By Liene Vitamante)