—  Bê-a-bá dos Investimentos
Você sabe o que é asset allocation?

Asset allocation, já ouviu falar? Se ainda não, prepare-se que lá vem assunto complicado! Ou, nem tanto, vai! 🙂 Asset allocation é o percentual de distribuição dos ativos em um portfólio de investimentos.

Sabe aquele molho da massa?

Basicamente, existem duas grandes classes de ativos, renda fixa e ações. Para construir um portfólio é necessário escolher a dosagem certa de cada uma delas no portfólio, levando em conta o perfil de risco do investidor e o objetivo de investimento.

Para um portfólio mais conservador, por exemplo, o ideal é ter uma asset allocation maior em produtos de renda fixa (que tem risco menor) e nada, ou quase nada, em ações (que tem risco maior), enquanto em um portfólio mais arrojado, é possível ter doses maiores de ações.

Mais ou menos como fazer aquele molho para massa. Você quer ele mais básico e conservador para agradar todo mundo? Vai de azeite, tomate e manjericão. Quer ele mais arrojado? Capricha na pimenta e arrisca em algumas alcaparras.

Voltando ao portfólio, a decisão não acaba na escolha do percentual de renda fixa e ações. Dentro de cada ativo as distribuições podem também ser distintas. Por exemplo, um portfólio de prazo mais curto precisa carregar mais ativos pós-fixados de renda fixa, enquanto um portfólio de prazo mais longo pode carregar mais ativos pré-fixados.

Por fim, é importante também que os produtos selecionados para o portfólio sejam bons. E aí a análise é baseada em rentabilidade, segurança, volatilidade, liquidez, eficiência e preço.

Bom, você deve ter percebido que construir o asset allocation de um portfólio eficiente leva em conta inúmeras variáveis e centenas de cálculos e que o assunto pode ser bem extenso, mas não é nada de outro mundo.

Aqui no Warren, em poucos cliques, você constrói um objetivo de investimentos e recebe  a sugestão do asset allocation. Se você achar que precisa ser mais arrojado, o Warren te ajuda a ajeitar seu portfólio de acordo com a sua preferência.

fale com warren

(Photo By Jakub Kapusnak)