—  Objetivos e Sonhos
“Faça valer por você”

Perguntamos pra geral: “Por que investir pode ser muito bom?”

Hoje quem responde é o Desenvolvedor iOS, Bruno Guidolim.

Por que investir pode ser muito bom?

Resposta curta: Porque sim!

– Ah, “porque sim” não é resposta.

Ok, então vamos falar sobre isso.

Há vários motivos para começar a investir, desde os mais simples, como ter uma reserva para emergência ou para fazer aquela viagem dos sonhos, até os mais demorados, como não querer mais trabalhar na vida ou garantir a aposentadoria.

Diante do cenário político que estamos vivendo hoje, eu diria que minha principal motivação é não depender, de forma alguma, do governo, trilhar meu próprio caminho e fazer com que minha aposentadoria dependa apenas de mim mesmo.

Segundo um amigo meu, “O Brasil não é pra qualquer um”, e é verdade, do nada você pode ter sua poupança congelada ou não ter mais direito à sua aposentadoria, então, meu amigo ou amiga, faça valer por você. “Ah, mas vou pagar em duplicidade!”. Sim, você vai, assim como parte dos brasileiros que pagam em duplicidade a educação dos filhos, os planos de saúde, segurança privada…mas, ainda assim, é melhor do que depender da nossa inflada classe política.

Quando comecei a investir, era só para ver o quanto, em porcentagem, eu conseguiria aumentar por mês. Comecei com os famosos “apenas R$ 100”, depois você acaba por tornar isso um hábito. Mês a mês, ao observar seu patrimônio crescendo, vai dando aquela felicidade, fazendo com que você constate que muitas coisas que consome são supérfluas, passando a investir ainda mais, e seu objetivo vai ficando cada vez mais próximo. E, novamente, percebe que no fim tudo só depende de você mesmo.

Mas calma, antes de sair investindo em tudo quanto é lugar, você precisa descobrir qual investimento vale a pena, se não há taxas muito altas, sejam elas de administração ou mesmo de impostos. Entender que alguns gerentes de bancos indicam investimentos que são melhores para suas comissões e não para você. Ou então, se aquele investimento está adequado ao seu perfil, pois não é nada agradável investir um bom dinheiro em um fundo achando que vai poder resgatar daqui 6 meses e descobre que precisa esperar mais 2 anos e meio.

E mais, calma se o seu objetivo for, assim como o meu, garantir a aposentadoria. Vai ser preciso segurar a emoção, pois estamos falando de aproximadamente 20, 25 ou 30 anos de espera para começar a usufruir do valor investido. Porém, pode ter certeza, muitas tentações surgirão ao longo desses anos, o que vai fazer você cogitar o resgate, seja parcial ou integral, dos seus investimentos, mas cabe novamente a você decidir se realmente vale a pena ou não.

Bons investimentos! 🙂

(Photo By Thanh Tran)
Este post foi escrito, sem qualquer remuneração, por um cliente (que já consideramos um amigo e chamamos de um Warren :)), expressando seu ponto de vista sobre como investir pode ser bom!