—  Bê-a-bá dos Investimentos
Como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro é um mundo fantástico que, basicamente, conecta quem tem dinheiro para investir com quem quer dinheiro emprestado. Essa conexão faz a economia crescer e gerar cada vez mais oportunidades.

Sabe aquela pizza da sexta-feira que você encomenda?

Bom, quando ela chega a sua mesa ela já vem com um “passado” bem impressionante.

Primeiro, um empreendedor notou que você estava em um bairro aonde não tinham pizzarias e, como todo mundo gosta de pizza, deveria ter boa demanda.

Depois ele precisou achar um lugar para estabelecer a pizzaria. Ele, então, visitou as imobiliárias da região.

Sala alugada, lá foi ele contratar funcionários e comprar os equipamentos e utensílios, como fogão industrial, freezer, talheres, pratos, panelas, e por aí vai!

Precisou, também, comprar os produtos para fazer as pizzas. Farinha de trigo, ovos, sal, tomate, queijo, temperos, enfim, tudo que fosse necessário.

Por fim, as caixas para as pizzas de tele-entregas com o lindo logo da pizzaria impresso.

O fogão que ele comprou é produzido no Paraná. O freezer em Recife, os talheres vieram do Rio Grande do Sul, pratos de São Paulo, panelas produzidas em Minas, farinha de trigo veio da Argentina, os ovos e o queijo vieram de um produtor local, o sal veio do Rio Grande do Norte, o extrato de tomate veio da Itália e as azeitonas de Portugal.

Poderíamos, ainda, entrar em um segundo e terceiro nível (tipo aquele filme “Inception”! :)) em tudo o que foi citado acima. Desde a siderúrgica que produziu o metal para vender para a fábrica que produziu o fogão, até o produtor de milho, que vendeu o milho para a empresa de ração, que produziu e vendeu para um distribuidor, que forneceu para o dono da granja alimentar as galinhas que colocaram os ovos da granja.

Na verdade, nem são níveis, é toda uma estrutura interligada que se comunica.

A pizza (aquela do começo) chegou quentinha e apetitosa. Foram milhares de pessoas que trabalharam de diversos locais para isso acontecer.

E qual a base desta engrenagem toda?

A resposta é simples, lucro.

Toda essa engrenagem funciona baseada em lucro.

A siderúrgica vendeu o metal para a fábrica de fogões para obter lucro.

A fábrica de fogões vendeu o fogão para uma loja para obter lucro.

A loja vendeu o fogão para a pizzaria para obter lucro.

A pizzaria vendeu uma pizza para você para obter lucro.

O lucro de cada uma das etapas é necessário para pagar os funcionários, a estrutura e os investidores.

Pois é… chegamos neles…os investidores.

Para abrir uma pequena pizzaria ou uma siderúrgica gigante, recursos são necessários e esses recursos podem vir de investidores, como você.

O mercado financeiro está organizado para isso. Conectar empresas ou governos que precisam de investimento com investidores que querem investir.

Estes investimentos acontecem principalmente de duas formas, via empréstimo ou via participação societária.

Funciona assim, você pode emprestar dinheiro para uma empresa ou para o governo e em troca receberá juros como recompensa. Ou você pode comprar ações da empresa e em troca receberá dividendos (participação nos lucros) e a valorização do preço das ações.

Quando você está emprestando dinheiro este é um produto de RENDA FIXA. Quando você está comprando ações e virando sócio… bem… são AÇÕES.

Pareceu simples, né?

E é mesmo!

O mundo de investimentos não se resume a deixar seu dinheiro parado na poupança. Investir bem pode ser muito bom para você e também para criar uma economia cada vez mais próspera!

fale com warren

(Photo By Thomas Schweighofer)