—  Organizando Finanças Pessoais
O que fazer com seu 13º?

O ano vai chegando ao fim, e muitas pessoas têm um só pensamento: Natal? Festas? Ano Novo? Nada disso. Décimo terceiro.
Claro que é uma alegria sem fim saber que vai poder contar com essa graninha extra no fim do ano, mas às vezes a alegria é tanta que ficamos perdidos e sem nem saber o que fazer com esse dinheiro a mais.

Não saber o que fazer com um dinheiro extra não é exatamente um problema.

Mas acabar logo com esse dinheiro pode ser. O ideal é você planejar bem o que quer fazer com o seu décimo terceiro, para não correr o risco de cair nas tentações das promoções de fim de ano e comprar algo que você não precisa.

Temos algumas sugestões de usos para esse "bônus" para que você termine o ano bem e preparado para o próximo!

Quite dívidas
Nada melhor do que começar um ano novo no verdinho, não é mesmo? Se você tem alguma dívida e seu décimo terceiro vai ajudar a quita-la, nem que seja uma parte, comece por aí. Inicie pelas dívidas maiores e mais antigas e vá quitando até chegar às menores e mais recentes, evitando acumular ainda mais juros.

Reserve uma parte para pagar as contas de ínicio do ano
Todo ano precisamos pagar contas como IPVA, IPTU, e parece que ainda assim nos surpreendemos quando a cobrança chega na nossa casa. Não seja uma dessas pessoas e reserve uma parte do seu décimo terceiro para pagar essas contas no próximo ano.

Planeje com antecedência o ano que vem
Você vai querer fazer uma viagem? Vai começar um curso? Talvez você esteja pressentindo que o ano que vem vai ser um pouco mais difícil financeiramente e você vai precisar de uma reserva extra. Planeje com cuidado para que o ano seguinte seja repleto apenas de surpresas boas e que você esteja preparado para as ruins.

Invista
Ok, pode admitir, você já estava esperando por essa, né? Havia ainda alguma dúvida que iríamos sugerir para você investir seu décimo terceiro? :P Você não precisa investir todo esse valor, caso precise gastar um pouco a mais com os itens anteriores, mas você pode usar esse dinheiro para iniciar um objetivo a longo prazo (aquela viagem ou curso que você está planejando? Uma reserva de emergência?). Se você já investe mensalmente, use esse dinheiro para investir um pouquinho a mais para dar um gás no seu objetivo.

Relaxe
Ao invés de gastar seu décimo terceiro com coisas materiais, use essa graninha extra para tirar umas férias. Você mereceu esse dinheiro com o seu trabalho suado, e nada mais justo do que tirar pelo menos uma semana para descansar e aproveitar um pouco.

Você pode escolher uma, duas ou todas essas coisas para fazer com o seu décimo terceiro, dependendo de quanto você for receber. O importante é que você use essa grana com sabedoria e responsabilidade, e comece o próximo ano com foco total em viver bem e realizar seus objetivos!