—  Objetivos e Sonhos
Objetivo: ano sabático

Quando você conhece alguém que tirou ou vai tirar um ano sabático, com certeza o primeiro pensamento que você tem é “nossa, gostaria de poder fazer o mesmo”. Bom, escrevemos esse post para dizer que: você pode! Com uma boa organização e muito planejamento, você garante que não vai entrar em apuros nesse ano e poder curtir da forma que for melhor pra você.

Pense assim, hoje em dia, não é somente a forma como nos relacionamos com dinheiro que mudou. A forma como trabalhamos também está diferente. Esse pensamento de trabalhar por 60 anos ou mais para, só então, poder descansar já é ultrapassado. As pessoas querem poder continuar trabalhando, fazendo o que gostam, com a possibilidade de tirar um tempo para descansar no meio disso. Pelo menos, é o ideal, certo?

Então vamos lá. Pra você conseguir tirar um ano sabático, a primeira e mais importante coisa que você deve fazer é: decidir quando você vai querer tirar esse tempo. Ano que vem? Daqui 5 anos? É importante para saber quanto tempo você vai ter para se organizar.

Agora vem a parte mais divertida: decidir por que você quer tirar um sabático. Você quer viajar por aí, fazer mochilão? Fazer um curso fora? De repente você quer apenas ter mais tempo para a sua família ou para concluir um projeto pessoal. Decidir isso vai te ajudar a estabelecer quanto dinheiro você precisa guardar. A partir daí, você já cria seu objetivo no Warren e começa a juntar quanto dinheiro você precisa.

Uma sugestão muito popular baseada nos nossos objetivos, é dar uma volta ao mundo. Para isso, você precisaria juntar em torno de R$ 56.000,00 e é por essa razão que você deve se planejar muito bem antes de sair por aí comunicando a todos que vai tirar um ano sabático. Decidir tudo e manter seus planos para o próximo ano bem organizados é fundamental na hora de decidir quanta grana vai precisar.

Pode dar um pouco de trabalho, e é importante conversar bem com seus chefes antes de tomar uma decisão dessas. Alguns lugares mais modernos são bem flexíveis na questão de períodos sabáticos, e já imaginam que seus funcionários possam tirar de seis meses a um ano, mas em outros, é preciso um pouco mais de tato. Seja flexível, não queime nenhuma ponte para que você possa voltar em bons termos no fim desse período. No fim, você vai ver como tirar esse tempo para pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida.

A chave, você já entendeu, né? Organização para você curtir um ano inteirinho sem se preocupar. Se você tem a possibilidade de se planejar para isso, faça essa pergunta: por que não agora?