—  Bê-a-bá dos Investimentos
Run, Forrest, run!

Faça um teste, pergunte para os amigos, familiares, inimigos, colegas, enfim, pergunte qual é o melhor investimento que eles conhecem. Não se surpreenda se a resposta for “poupança”. :/

Mas como rebater e contestar o investimento que o brasileiro mais ama?

A poupança é o investimento favorito do brasileiro. Afinal, quem não quer segurança absoluta na hora de investir? O medo de perder o dinheiro e a comodidade que as cadernetas de poupança oferecem fazem, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 69,5% dos brasileiros preferirem a poupança.

O problema, amigo, é que são quase 70% de brasileiros investindo mal! Sim, investindo mal!

Por quê?

Porque a poupança rende pouco. Muitas vezes perdendo até para a inflação!

Quando você investe seu rico dinheirinho, precisa ficar atento à inflação e saber quanto ela “come” da sua rentabilidade.

O IPCA (índice de inflação) acumulado dos últimos 12 meses ficou em 8,48%, enquanto a poupança rendeu 8,35% no mesmo período.

Isso significa que, fazendo uma conta simplista, você teria ganho 8,38% investindo na poupança, mas teria perdido 8,48% por causa da inflação.

Ou seja, no fim das contas teria um resultado negativo nos seus investimentos.

Luz no fim do túnel

Agora, amigo, vem a parte interessante, sabia que existem outros investimentos seguros e fáceis e que dão retornos muito mais atraentes? Sim! São os títulos públicos! Eles são garantidos pelo Governo Federal e pagam taxas bem bacanas!

Um exemplo é o Tesouro Selic, que tem sua taxa atrelada à Selic, que está ao redor de 14% ao ano. Com ele a conta fecha! Se você ganha 14% e perde 8,48% de inflação, então tem um saldo positivo de quase 5%.

E existem outros títulos que pagam o índice de inflação e mais uma taxa de juros. É o caso da NTN-B que paga IPCA mais uma taxa de juro que dependerá do vencimento do título!

Com isso você fica protegido da inflação e já sabe antecipadamente qual será o seu ganho real!

Legal,né?

Então, o que podemos dizer é corra, amigo…corra da poupança!

fale com warren

(Photo By Diego Duarte Cereceda)