—  Bê-a-bá dos Investimentos
Qual a melhor idade para começar a investir?

Investir independe de idade, mas precisamos considerar que o fator tempo tem um peso importante. Começar tarde não é o fim do mundo, mas obriga você a gastar menos e poupar mais - e isso pode ser complicado quando se tem mais de 40, 50 anos.

Por isso, se você está na faixa dos 20 - 30 anos, saiba que você tem uma grande oportunidade de usufruir dos rendimentos que os bons investimentos proporcionam no longo prazo. Se trata de um belo desafio, pois é justamente na época da vida que você começa a ter uma série de demandas com o dinheiro - os primeiros boletos e o início da responsabilidade da vida adulta - que você não pode perder a chance de ouro que tem em mãos.

Com o tempo ao seu favor, os jovens investidores podem planejar seus objetivos de vida de médio e longo prazo - a compra da casa, o curso de especialização, viagens e, principalmente a aposentadoria - de forma mais “confortável”.

Veja só o que você pode aproveitar a sua juventude para garantir agora, de uma forma muito simples:

Comprar o apê

Ter o próprio canto para chamar de seu é o sonho de muitas pessoas. Para não ficar refém de juros de financiamento dos bancos - que até triplicam o valor real do imóvel, você pode começar a investir para adquirir o seu, à vista ou parcelando em muitas vezes menos. Se você tiver 20 anos, crie um objetivo para 10, 15 anos e vá fazendo os aportes mensais para que os juros potencializem os seus rendimentos.

Poxa, mas 10, 15 anos? Sim, lembre-se que você é jovem para começar a investir agora e não perder dinheiro na hora da compra. Aqui nesse post você conferir o caminhão de dinheiro que você perde ao financiar um imóvel com os bancos.
Comece a investir para comprar o seu apê.

Aposentadoria

Começar a pensar na aposentadoria com 20 anos? Antes que você nos chame de doidos, pense o seguinte: se você começar a investir agora, você pode se aposentar aos 50 com uma super renda mensal. Sabe qual o percentual de pessoas que conseguem isso com o atual sistema de previdência no país? Mínimo. E mesmo os que conseguem, se aposentam com uma renda mensal muito menor do que gostariam para aproveitar bem esse momento da vida.

Como o seu prazo é longo, pode até aumentar um pouco a alocação em ações. Neste post aqui, nós mostramos tudo o que você precisa saber sobre investir mirando na aposentadoria milionária.
Comece a investir na sua aposentadoria.

Educação para os filhos

Metade das mulheres brasileiras têm filhos entre os 20 e 30 anos, de acordo com as Estatísticas do Registro Civil do IBGE, de 2017. Se a sua ideia é aumentar a família neste período, saiba que você pode começar a garantir a educação dos filhos a partir de agora. Com R$ 200 por mês investidos em um mix de 80% em renda fixa e 20% em variável, o seu filho pode ter R$ 100 mil aos 18 anos, o suficiente para pagar uma boa faculdade e outros cursos adicionais.
Comece a investir na educação dos pequenos.

Viagens

Aos 20 você pode pensar: quero fazer uma viagem internacional por ano depois que chegar nos 30 ou 40. Já pensou? Um ano você vai para o Marrocos, no outro para a França, no outro, Japão, e por aí vai.

Crie um objetivo de longo prazo, com um bom percentual em renda variável, e tenha dinheiro suficiente para conhecer todos os lugares do mundo que quiser.
Comece a investir no seu tour internacional anual.

Cursos de especialização

Durante a faculdade você já pode pensar em investir para fazer cursos de especialização, dentro ou fora do Brasil. Investir para pagar os custos é muito melhor do que pegar empréstimos a juros altíssimos (5% ao mês) nos bancos ou ainda parcelar no cartão de crédito (que chega a cobrar juros de 230% quando você paga o valor mínimo - roubo, não?).

Um objetivo de cinco anos, com um pequeno percentual em ações, por exemplo, rende bons resultados para que você garanta seu estudo sem se endividar.
Comece a investir no seu conhecimento.

Então, vamos aproveitar o tempo ao seu favor e fazer se você um jovem e grande investidor? Comece agora!