—  Organizando Finanças Pessoais
Superando o medo de investir

Medo. Um sentimento muito comum quando você vai investir pela primeira vez. Mas não se preocupe, você não é o único e isso logo passa. Vamos acabar de uma vez com todas as suas dúvidas e medos.

Não sei por onde começar
Você ouve de todo mundo que precisa investir, precisa investir, precisa investir, mas ninguém dá uma solução ou um caminho por onde você deveria seguir? Comece pelo mais simples: decidindo quanto dinheiro você quer guardar e em quanto tempo. Estabelecendo uma meta ou objetivo, você já deu o primeiro passo.

Não tenho dinheiro, como que vou guardar?
Vamos conversar um pouco sobre “economia”: sabemos que acontece da grana estar apertada. Às vezes realmente não tem no que economizar, mas temos uma sugestão: comece aos pouquinhos. A cada semana, economize um pouco, comece com R$ 1, depois R$ 5 e vá até onde der. Você vai ver como economizar vai se tornar algo totalmente natural para você. E ainda temos dicas de hábitos que podem ajudar com isso.

Não confio em corretoras/bancos ou não tenho dinheiro
De fato, corretoras e bancos em geral cobram taxas bem altas para os seus investimentos, além de muitas vezes oferecerem um portfólio que não é tão vantajoso para você, mas rende uma boa fatia de comissão. Isso se chama conflito de interesse e infelizmente não há muito o que fazer a respeito disso. A solução é procurar uma gestora que cobre taxas fixas, baixas e transparentes para o seu investimento (por exemplo, o Warren cobra apenas 0.8% ao ano).

É muito arriscado
Não vamos dizer que não há risco nenhum em investir, mas quando você tem um portfólio diversificado, acaba amenizando um pouco os riscos e o medo de perder dinheiro. Por isso que no Warren, oferecemos portfólios diversificados para você investir, indo desde 100% Renda Fixa até carteiras com 34% de ações. Dessa forma, o Warren escolhe de acordo com o seu perfil e objetivo se você terá mais ou menos risco, para que você sempre ganhe do seu jeito.

E se eu precisar do meu dinheiro?
Quando você investe em um banco ou corretora, muitas vezes o seu dinheiro fica “preso” e você só pode retirar depois de um certo tempo, o que pode causar certo desespero se acontecer alguma emergência onde precisaria dessa grana. No Warren, você pode retirar seu dinheiro em até 1 dia útil se for 100% Renda Fixa, e até 3 dias úteis se o portfólio tiver ações. Ou seja, sem preocupações de ficar sem o seu dinheiro em um momento de necessidade.

Agora, você ainda tem algum medo ou dúvida se deve ou não investir? Se sente mais seguro para ir em frente? Comente aqui como você se sente que vamos ajudar! :)