—  Bê-a-bá dos Investimentos
Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um produto de Renda Fixa oficialmente conhecido como Letra Financeira do Tesouro. Por ser um título do governo que tem sua rentabilidade atrelada à Selic, acabou adotando esse nome.

Já sabe o que é Renda Fixa?

Resumidamente, Renda Fixa é como um empréstimo. Você empresta dinheiro para uma empresa ou governo e recebe em troca os juros. Se quiser saber mais, veja este artigo.

A Taxa Selic é usada como referência para a economia brasileira, seja em aplicações nos títulos federais, como também nos empréstimos feitos entre os bancos.

Ela, a Selic, é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil). O Copom se reúne a cada 45 dias e decide se mantém, sobe ou desce a taxa. São apenas três opções, mas com um efeito gigante sobre o país.

Por exemplo, se o país estiver em um momento de alta na inflação, uma das atitudes do comitê pode ser votar por um aumento da taxa Selic. O aumento dela tornará os empréstimos/financiamentos mais caros, levando a uma diminuição do consumo e, consequentemente, uma freada na alta dos preços.

A inflação tende a ser contida, mas, ao diminuir o consumo, as consequências podem ser o desaquecimento da economia e o aumento do desemprego. Viu porque essa taxa é tão importante para a vida de todos?

Como essa taxa pode variar a cada encontro do Copom, ela é uma taxa pós-fixada. Por isso, o Tesouro Selic é chamado de título pós-fixado. A rentabilidade dele depende de como o Comitê definirá a Selic e, como falamos, essa definição depende de como a economia do país está se comportando.

Por ser pós-fixado, o Tesouro Selic tem volatilidade menor. Os preços deste título não sofrem oscilação bruscas, diferentemente dos pré-fixados. Por isso são títulos mais “conservadores”.

Todos os títulos do Tesouro tem uma data de vencimento, que é quando o governo devolve o valor principal investido. No portfólio do Warren, o Tesouro Selic negociado é o de vencimento 2021.

Mas isso não significa que você precise esperar até 2021 para resgatar. Todos os dias existem negociações nos títulos. A qualquer momento, é possível vender o título.

Sopa no mel!

Resumo: Tesouro Selic é, como diriam nossos avós, “sopa no mel”.

Ao investir no Tesouro Selic, você está emprestando dinheiro ao governo com risco muito baixo. Os juros que o governo vai pagar em troca estarão atrelados à Selic, você não sofre com as oscilações de preços e pode resgatar quando quiser.

fale com warren

(Photo By Sonja Langford)