—  Warren
O mercado financeiro e o Warren!

Já parou por algum segundo para tentar entender o funcionamento do mercado financeiro brasileiro? Se você é daqueles que acha chato pra caramba pensar nisso, ou se você já parou para pensar e queria uma síntese, nas próximas linhas, você entenderá, resumidamente, como funciona o mercado financeiro no Brasil!

Quem é quem e onde entra o Warren?

No mercado financeiro, existe, de um lado, os investidores e, de outro, os produtos a serem investidos (ações e renda fixa, por exemplo). E, olhando essa turma bem de perto, estão os fiscalizadores, os auditores, o Banco Central e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Os fiscalizadores são super importantes para manter a seriedade e segurança do mercado financeiro brasileiro. O processo para constituir e manter uma empresa que vai lidar com o dinheiro dos outros é bastante rígido.

Neste quem é quem, o Warren entra como um intermediador.

O Warren é uma plataforma online de investimentos que age com total objetividade e oferece produtos baseados em objetivos específicos e estatística. Não existe qualquer interferência do contexto. Além disso, por ser um sistema automatizado, ele sai muito mais barato para o investidor, pois atende em escala!

Sistema automatizado de investimento, o que é?

Um sistema automatizado de investimento é uma plataforma recheada de algoritmos que calculam todo o processo de investimento, da análise do seu perfil, a seleção dos ativos e as distribuições (asset allocation). Também trabalha na execução em bolsa e rebalanceamento de todas as posições de seu portfólio.

São metodologias rigorosas, sem conflito de interesses e objetivas, diferente das análises e sugestões subjetivas e conflitantes que um assessor ou gerente de Banco pode dar. Os algoritmos utilizados em sistemas automatizados de investimentos são baseados em técnicas de otimização de carteiras, como a Teoria Moderna do Portfólio (Markowitz) e Black-Litterman.

Desde 2010, com os avanços da tecnologia, muitas empresas vêm apostando em serviços de investimento automatizado. Você conhece a Wealthfront, Betterment e FutureAdvisor? São empresas que trouxeram esse novo conceito, tornando o processo de investir mais fácil e rápido. Nos EUA, essas três juntas já têm quase U$ 10 bilhões sob custódia e estão revolucionando o sistema de investimentos americano.

fale com warren

(Photo by G. Crescoli)